Cuidado com as palavras

Cuidado com as palavras

sábado, 30 de junho de 2012

Aprender a esperar o tempo de maturação







Estamos sempre envolvidos em grandes desafios profissionais e muitos de nós passamos a vida toda procurando aperfeiçoamento incondicional e esquecemo-nos de viver o hoje de forma plena. Não quero dizer com isso que buscar o aperfeiçoamento não seja algo bom, é claro que é, contudo precisamos aprender a esperar nosso tempo de maturação.

Hoje é muito comum encontrarmos jovens profissionais que mal experimentaram sua posição na organização já estão se cobrando uma promoção, e quando ela não acontece eles começam a gastar muito tempo procurando o que há de errado com eles. Essa urgência em conseguir galgar o espaço profissional pode levar muitos a frustrações significativas.

Nenhum de nós é um profissional perfeito, todos temos pontos de melhoria que precisam ser revistos e planejados, mas às vezes nos espelhamos em alguém que julgamos perfeito e gastamos demasiado tempo e energia comparando-nos a ele. Geralmente comparamos nossos pontos fracos aos seus pontos fortes e isso nos leva a criar para nós mesmos, expectativas que são impossíveis de cumprir. Como resultados destas expectativas, nunca celebramos nossos bons esforços, porque parecem sempre menores do que o que os outros fazem.

Todos têm pontos fracos e fortes, ou seja, habilidades mais ou menos desenvolvidas, isso faz parte da nossa vida profissional. Numa equipe temos pessoas que são ótimas com planilhas, enquanto outras são melhores com edição de textos e outras ainda na elaboração de relatórios e correspondências. Ainda bem! É esta diversidade que faz com que nossa equipe seja forte!

Todo profissional deve almejar transformar sua fraqueza em força, quero dizer que é preciso buscar o aperfeiçoamento sim, contudo precisamos elaborar um planejamento para isto, precisa ser um objetivo a longo prazo. Estou falando de alguns anos de trabalho, e não meros meses corridos.

Muitos de nós somos compassivos e pacientes com as fraquezas dos outros, é necessário, porém que sejamos também compassivos e pacientes com as nossas próprias fraquezas e lembremo-nos que elas podem ser transformadas em força.

Nossa jornada rumo à perfeição é longa, mas podemos encontrar felicidade e alegria até nas menores tarefas. Só precisamos começar a reconhecer nossos triunfos, até mesmo os menores. 

Portanto não tenha pressa para chegar lá. Espere o tempo de maturação necessário e com certeza se transformará num profissional admirado por muitos.

Pense nisto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário