Cuidado com as palavras

Cuidado com as palavras

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O poder do perdão no relacionamento interpessoal.




Uma das maiores dificuldades das empresas hoje em dia é lidar com gente. Equilibrar a razão e a emoção. O relacionamento interpessoal dentro da organização é fator primordial para o crescimento profissional. Não basta ter os melhores equipamentos, programas, softwares, se não temos pessoas que se entendam e relacionem de forma profissional.
Intrigas, maus entendidos, provocações, são coisas que acabam fazendo parte do dia a dia, mesmo porque é impossível lidar com sentimentos de forma concreta, então precisamos aprender a aplicar uma regra fundamental para o relacionamento humano. O perdão.
O perdão é uma das chaves para o bom relacionamento interpessoal. Ele faz com que os problemas do passado não mais interfiram no dia a dia.
Todos nós vivemos sob estresse e ansiedade e por conta disso muitas vezes achamos que temos motivos para ofender-nos com coisas simples. Na maioria das vezes nos ofendemos com o comportamento de outra pessoa e deixamos que o calor do momento sobrepuje a razão.
Quero compartilhar com vocês o que foi dito por Brigham Young, um líder religiosos que viveu em meados de 1850 nos Estados Unidos. Ele comparou o fato de ficarmos ofendidos à picada de uma serpente venenosa. Ele disse: “há dois cursos de ação a seguir quando se é picado por uma cascavel. A pessoa pode por um sentimento de raiva, medo e vingança, perseguir a criatura e matá-la. Ou pode-se apressar para tirar o veneno de seu corpo. Seguindo o último curso é bem provável que sobrevivamos, mas se tentarmos seguir o anterior pode ser que não vivamos o suficiente para concluí-lo”.
Quando a emoção fala mais alto que a razão, grandes consequências sobrevêm.  Hoje em dia  as virtudes do perdão e da bondade são desprezadas, ao passo que a ridicularização, a ira e as críticas severas são incentivadas. Se não tomarmos cuidado, podemos ser dominados por esse hábito em nosso ambiente profissional, e logo estaremos criticando as pessoas que trabalham conosco, nossos líderes imediatos, e nossa gerência. Essas atitudes são muito perigosas. Elas podem levar a um caminho tortuoso.
Em vez de agirmos dessa maneira, tal qual como aprendemos com o caso da cobra venenosa, precisamos apressar-nos em diminuir as discussões, eliminar a ridicularização, parar com as críticas destrutivas e remover o ressentimento e a raiva.
Como tudo isso é possível? Através de outra ferramenta no ambiente de trabalho: o autocontrole, mas falaremos sobre isto num próximo artigo.

Pensem nisto, vale a pena praticar.

Silvana Pelosi
Consultora em Gestão de pessoas

3 comentários:

  1. Saudades das nossas conversas... vc me traz muita paz Pro.... quando teremos outros cursos?

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  2. Descobri que colocar em prática o que aprendo com voce é uma forma de ser mais feliz!!! obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco! Saudades Pro....quando nos encontraremos de novo? como está sua agenda?

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  3. Saudades Pro. A Fadinha te mandou um beijo enorme... quanto vamos nos ver de novo? vc sumiu! Amei o artigo, é a mais pira verdade.. Se bem que vc me ensinou que não existem verdades absolutas quando falamos de gente né?

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