Cuidado com as palavras

Cuidado com as palavras

terça-feira, 5 de outubro de 2010

A principal responsabilidade de um líder é ajudar a construir um mundo melhor


Liderança é um tema fascinante, principalmente quando percebemos que ele está presente em todos os segmentos de nossa vida. Exercemos liderança não  só nos ambientes corporativos, mas também em casa, enquanto pais, mães e filhos. Podemos exercer liderança na comunidade, na escola, na igreja, ou em qualquer outro lugar que freqüentemos. O bom líder precisa ter em mente que tudo começa nas pessoas, que o trabalho depende delas, e que um ambiente positivo tem a possibilidade de gerar melhores resultados do que um ambiente negativo.
Hoje, não se trata apenas de liderar pessoas, mas produzir resultados positivos através do desempenho acima da média. Conseguimos um desempenho melhor quando doamos o melhor de nós. Quem não está disposto a doar 100% de si, com certeza não terá 100% dos outros.
Todavia, a liderança é um processo que deve começar na consciência do próprio líder. Portanto, aquele que deseja liderar deve primeiro ser líder de si mesmo, para depois ser líder de outros.

Para tanto, devemos desenvolver, antes de mais nada, pelo menos duas aptidões:
a)      trabalhar de maneira harmônica e integrada com sua equipe na busca dos resultados. Isto pode ser feito tanto em casa como pai, mãe ou irmão mais velho, ou ainda na igreja como líder de um grupo, trabalhar de maneira harmônica significa buscar equilíbrio em todas as coisas criando um ambiente positivo e agradável.
b)      Não descuidar dos três desejos humanos:  1) sucesso e êxito, todos buscam acertar e ser recompensados por seus acertos. 2) busca constante de evolução, que significa crescimento pessoal e grupal, grupal e familiar e por último 3) a conquista da felicidade, que se resume na realização dos sonhos e busca de bem estar.

O espírito de liderança consegue ver saídas onde outros apenas conseguem enxergar problemas ou meias soluções.  Quem se prepara para liderar precisa buscar algumas caracteristicas especiais, como visão diferenciada, conhecimento, espiritualidade, capacidade para o relacionamento, determinação e coragem. Você pode transformar-se em um líder, basta desenvolver algumas características.
Sem dúvida alguma será um trabalho progressivo, por isto deve ser constante.

O que diferencia um bom líder dos demais não é a sua habilidade para fazer coisas certas, e sim o impacto  que suas atitudes exerce sobre as outras pessoas. A liderança ideal é feita por quem sabe influenciar sem manipular. Quem ensina pelo exemplo, quem fala o que faz e faz o que fala. Quem é flexível na medida exata para se adaptar rapidamente a situações diversas. Não se deslumbra facilmente com o poder que o cargo lhe confere. E, acima de tudo, vibra quando os que estão à sua volta são bem sucedidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário