Cuidado com as palavras

Cuidado com as palavras

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Estar dispostos a aprender



Como bons profissionais precisamos estar sempre dispostos a aprender. Novas rotinas, novos processos, novas características dos produtos e serviços... qualquer mudança que aconteça, precisamos estar dispostos e abertos para aprender. Por quê? Simples, é desta forma que crescemos. Jamais poderemos dizer que atingimos nosso pleno potencial profissional. Seja em que área for que atuemos sempre haverá coisas novas, novas opções, novos caminhos que nos levarão a novos resultados.
Se quisermos resultados diferentes, precisamos agir de maneira diferente ou o resultado não será alterado. E muitas vezes para agir de forma diferente é preciso aprender outras coisas.
O primeiro passo portanto é estar disposto a aprender. Enquanto muitas pessoas naturalmente têm sede de conhecimento, outras acreditam que já sabem o suficiente. Alguns de nós, em vez de seguir instruções ou modificar a si mesmo, gostaríamos de simplesmente mudar as regras... isso nos faz andar em círculos e não nos deixa sair do lugar. Precisamos  mudar a nós mesmos se quisermos progredir.
Precisamos também ter uma atitude condizente ao aprendizado. Isso ocorre quando ponderamos e nos esforçamos para entender os propósitos das ações, não somos meros robôs, que repetimos gestos, mas precisamos alcançar o raciocínio lógico de quem definiu o novo processo e não só praticá-lo, mas entendê-lo.
Quando somos humildes e desprovidos de orgulho, nossa capacidade de aprender aumenta. Alguns profissionais acreditam que seu grau de instrução secular é o suficiente para “calar a boca” das pessoas que trabalham com eles. Acreditam que já se esforçaram o suficiente e dedicaram boa parte de sua vida estudando, porém, nem tudo se aprende nas escolas, na maioria das vezes aprendemos mais com aquela pessoa que trabalha há muito tempo na organização e tem a visão do todo, do que com nosso mestrado ou doutorado.
Para tornarmo-nos ensináveis passamos por um processo no qual aprendemos um pouco a cada dia. Nesse processo, convertemos pensamentos e sentimentos em ações. E nos tornamos um profissional melhor a cada dia, não melhor que outros, mas melhor do que éramos ontem.
Afinal conhecimento não ocupa espaço, quando somos ensináveis ativamos toda a força profissional que existe em nós.

Pensem nisto e pratiquem, pois funciona!


Silvana Pelosi
Consultora em Gestão de Pessoas.

4 comentários:

  1. prô, quanta saudade das nossas aulas.... até parece que tô vendo vc ensinando estes princípios... obrigaduuu. graças ao seu jeito especial de enxergar as coisas me tornei um novo líder!

    ResponderExcluir
  2. lembrei dos velhos tempos... nem tão velhos assim.... quando a gente ficava papeando no intervalo compartilhando pontos de vista.... viajei Pro.... este artigo falou muito alto em mim! parabéns. vou tentar aplicá-lo no dia a dia.
    beijao

    ResponderExcluir
  3. As vezes me pergunto quanta capacidade temos para aprender, será que é infinito? Aí quando converso com voce tenho esta certeza pro. Voce me inspira a acreditar mais em mim. Voce dividi sua força comigo... muito obrigada

    ResponderExcluir
  4. Uma vez assisti uma palestra sua em Diadema... era uma palestra gratuita e estava passando e entrei... foi a melhor coisa que fiz na minha vida. Ouvir suas palavra me possibilitou salvar meu casamento. Apliquei o que vc ensinou e hoje sou um homem mais feliz e tenho uma filha linda.
    Sua espiritualidade e a forma como voce compartilha seu conhecimento deu um novo sentido a minha vida. Obrigado

    ResponderExcluir