Cuidado com as palavras

Cuidado com as palavras

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Posso buscar a excelência em tudo que faço?


Estive conversando com alguns alunos da minha última turma de liderança e a dúvida comum era: o que fazer para me tornar um profissional excelente?

Para responder esta pergunta é preciso ponderar o que significa ser excelente. De acordo com Miguel Angel Cornejo y Rosado, um dos líderes latino-americanos mais ouvidos, em âmbito mundial, considerado o iniciador da “cultura da excelência”, ser excelente é fazer as coisas e não buscar razões para demonstrar que não podem ser feitas. Ser excelente é compreender que a vida não é algo que se receba pronto, mas, sim, que temos de produzir as oportunidades para se alcançar o êxito. Ser excelente é compreender que, com base numa férrea disciplina, é possível forjar o caráter dos triunfadores.

Não dá pra pensar em excelência sem acreditar nas próprias potencialidades e principalmente sem ter uma ação ininterrupta e construtiva. Para ser um excelente profissional você não precisa ser perfeito, a questão aqui é a excelência e não a perfeição. É mais uma questão de persistência do que de capacidade.

Bem vamos ver se consigo responder a esta pergunta com duas outras perguntas:

Primeiro: Você gosta do que faz? Percebam que a pergunta foi gosta do que faz e não faz o que gosta.  Se você gostar do que faz sempre buscará um jeito de fazer melhor. Algumas pessoas passam a vida toda tentando fazer o que gostam e lá no final descobrem que poderiam ter aproveitado melhor as oportunidades que se apresentaram durante sua vida profissional se apenas se interessassem um pouco mais pelo trabalho que estavam desenvolvendo. Você não precisa ter um conhecimento pleno de todas as coisas, mas precisa se aprofundar o suficiente para realizar o trabalho o mais perfeito possível.

Segundo: O que realmente significa excelência no trabalho? Significa fazer o seu melhor sempre. Nada mais que isto. É claro que alguns fatores externos interferem na sua excelência, como por exemplo: o incentivo da liderança e seu grau de esforço para realização das tarefas. Quando você é competitivo, tem o hábito de planejar e não tem medo de realizar, tem todos os fatores necessários para realizar um trabalho excelente e consequentemente transformar-se num excelente profissional.

Desta forma para saber se é ou não é um excelente profissional responda a mais uma pergunta: “Estou fazendo o meu melhor?”. O legal é que não dá pra mentir pra você mesmo, pois se existe alguém que sabe exatamente se poderia ter feito um pouco mais, essa pessoa é você.

Ser excelente é saber dizer: equivoquei-me e se propor a não cometer mais o mesmo erro. Ser excelente é levantar cada vez que se fracassa, com um espírito de superação e de aprendizagem.

 
Pensem nisto!

Silvana Pelosi Silveira
Gestão de Pessoas.

3 comentários:

  1. esta é uma excelente resposta .... depende mais de mim do que qualquer outra coisa não é?

    Amo vc Pro... do fundo do coração!

    ResponderExcluir
  2. Assim nao vale, voce não resolveu a questão.... me fez pensar ainda mais! Prô.... não dá pra dar uma chace? Só desta vez dar uma coisa pronta?

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olha só.. a gente conversou ontem por mais de duas horas a respeito....fiquei ansiosa e hoje voce diz pra eu pensar mais? Ah.... tô com o Pablo Prô... só desta vez alivia vai? dá uma resposta direta!
    afinal não temos o mesmo jeito de enxergar que vc.... please, por favorzinho, tá?

    ResponderExcluir