Cuidado com as palavras

Cuidado com as palavras

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Escolhas




Tenho conversado muito com meus alunos a respeito de escolhas profissionais e os caminhos que elas nos levam. Temos que fazer muitas escolhas nesta vida. Algumas são muito importantes. Outras, não. Mas uma coisa é certa, para nos tornarmos bons profissionais precisamos aprender a escolher.

Muitas pessoas costumam reclamar do tipo de emprego que têm, outras não conseguem encontrar um emprego que as satisfaça, no entanto um pequeno percentual dos profissionais trabalham de forma motivada e feliz, simplesmente porque gostam do que fazem. Minha pergunta hoje é: Por que isso acontece? A resposta é bem simples. 99% dos casos tratam-se de escolhas que são feitas.

Não é possível fazermos escolhas perfeitas o tempo todo. Isso simplesmente não acontece. Mas é possível fazermos boas escolhas com as quais poderemos conviver e que nos farão crescer.

Uma etapa séria da tomada de decisão é ter certeza de que sempre é você mesmo que está no comando, isto significa não fazer as coisas só para agradar as outras pessoas, ou simplesmente porque alguem decidiu que você deveria fazer algo. Para tanto é necessário ter uma idéia clara do que você pretende profissionalmente e só então depois tomar decisões a respeito.

Muitas vezes algumas promoções no trabalho podem parecer irrecusáveis, no entanto se forem levar você para longe do que escolheu para sua carreira profissional não devem ser levadas em consideração, ou seja, devem ser recusadas, é uma questão de ética. Você não deve aceitar promoções se pretende sair em breve da empresa.

Vou dar um exemplo para demonstrar melhor o que quero dizer: Há algum tempo atrás conheci um rapaz que começou a trabalhar numa multinacional como montador no chão de fábrica, ele era muito bom no que fazia. Dedicava-se muito e levava tudo muito a sério. Ele iniciou a faculdade de direito e o objetivo maior do seu trabalho era conseguir custear seus estudos. Com o passar do tempo ele se destacou e foi promovido para o setor de qualidade da empresa, ensinaram a ele tudo o que era preciso para que pudesse se desenvolver, os anos passaram e ele foi progredindo profissionalmente, continuou estudando direito e logo se formou.  Pouco tempo depois da formatura ele foi convidado a trabalhar num escritório renomado de advocacia, porém na empresa tinha muitas coisas importantes sob seu comando, uma delas era a certificação da norma ISO 9001. Ele havia se desenvolvido tão bem nos trabalhos que a empresa investiu muito nele e possibilitou que ele crescesse profissionalmente e agora precisava dele para garantir a certificação. Muita coisa estava em jogo e para resumir a história os valores morais dele falaram mais alto e ele recusou o trabalho no escritório de advocacia em prol da empresa. Depois de um tempo com tudo resolvido e a certificação adquirida ele não conseguiu mais a oportunidade no mesmo escritório, mudando assim o roteiro de sua carreira profissional.

É muito difícil aqui apontar erros, pois as decisões foram tomadas em cima de valores, e valores não se discutem. Quero apenas chamar atenção para o poder das escolhas em nossa vida profissional.

São elas que determinam os caminhos que se abrirão, ou não, para nosso desenvolvimento profissional. Portanto é preciso buscar conhecimento, ponderar a respeito e só depois tomar as decisões.

Pensem nisto

Silvana Pelosi Silveira
Gestão de Pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário