Cuidado com as palavras

Cuidado com as palavras

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A paciência é mais que uma virtude



Vivemos num mundo tão corrido que quase não aprendemos mais sobre a paciência. Estamos rodeados de refeições rápidas, mensagens instantâneas e respostas imediatas. Não gostamos de esperar. Alguns até sentem-se muito incomodados quando a fila que escolheram no supermercado demora mais que as outras.
O próprio conceito de paciência talvez pareça desagradável para alguns. Paciência é a capacidade de adiar por algum tempo os nossos desejos. Acontece que quando começamos a trabalhar temos algumas expectativas e almejamos subir alguns degraus. O problema é que nem sempre o nosso tempo coincide com o tempo da organização e quando as coisas não acontecem do jeito que imaginamos ficamos desmotivados e deixamos de executar bem o nosso trabalho.
No entanto ter paciência é mais do que esperar que as coisas aconteçam, precisamos trabalhar ativamente em direção as nossas metas e não desanimarmos quando os resultados não aparecerem imediatamente.
Quando conseguimos exercitar nossa paciência no ambiente profissional começamos a enxergar as coisas de forma diferente. Conseguimos naturalmente adiar a gratificação imediata por um aprendizado concreto no futuro. Conseguimos conter a raiva e segurar a palavra áspera, conseguimos nos manter motivados mesmo quando todos ao nosso redor estão se perguntando o que há conosco.
Esta virtude, como todas as outras acontece linha sobre linha. Ninguém acorda um dia dizendo que a partir daquele momento é uma pessoa paciente.  A paciência é construída dia após dia, acontecimento após acontecimento.  Com ela aprenderemos aceitar o que não pode ser alterado como, por exemplo, as regras e normas das organizações, e teremos coragem de realizar nossas tarefas de forma inovadora e consistente, dia após dia, com o mesmo entusiasmo e com a mesma sede de conhecimento da primeira semana de trabalho.
As lições que aprendemos ao exercitarmos a paciência vão cultivar nosso caráter e aumentar nossa capacidade profissional.
Então meu desafio nesta tarde é: que cada um de nós possa tornar-se uma pessoa mais paciente, não esperar que as coisas aconteçam por si só, mas trabalhar ativamente, dia após dia em direção a nossas metas.

Penem nisto!

Silvana Pelosi Silveira
Gestão de Pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário