Em 2008 nos Estados Unidos foi realizada uma pesquisa com aproximadamente 20.000 jovens que haviam iniciado no mercado de trabalho. A intenção desta pesquisa era saber qual a ideia que tinham sobre a moral e os bons costumes no ambiente de trabalho. Confesso que fiquei espantada ao ver que mais de 90% deles não fazia ideia do que isto significava. Muitos disseram que os bons costumes deveriam ser utilizados em casa, mas no ambiente de trabalho era “cada um por si”, afinal venceria quem fosse mais esperto. Dá ou não dá pra se espantar com tal resultado?
Amigos, os bons costumes devem ser sim aplicados também no ambiente profissional. Ninguém precisa ter dúvidas quanto ao que é certo ou errado e tampouco deve haver dúvidas sobre o que é esperado de nós enquanto bons profissionais, com relação à honestidade, comprometimento, habilidade técnica e relacionamentos.
Nosso comprometimento com o trabalho começa no momento que nos candidatamos à vaga, e fazer o melhor possível deve ser parte de nós. Somos contratados para exercer a função a qual nos declaramos aptos, portanto realizá-la bem, faz parte da nossa obrigação profissional, não é um favor para a organização, é nossa responsabilidade fazê-lo.
Quanto a nossa honestidade é bem simples saber se estamos aplicando-a bem ou não, basta analisar da seguinte forma: Se eu fosse o proprietário deste negócio como enxergaria esta atitude? Vou dar alguns exemplos: Tirar cópias de documentos pessoais, utilizar o telefone para compromissos que não sejam profissionais, desviar dinheiro, não cumprir o horário, deixar de realizar o trabalho por qualquer motivo voluntário, tudo isso é desonestidade.
Em nosso cotidiano é quase inevitável que nossa atitude profissional seja questionada, podemos às vezes estar cercados de pessoas que não ligam a mínima para estes valores ou ainda que discordem deles, mas precisamos ter a coragem moral de defendê-los. Se quisermos ser respeitados pelo que somos e fazemos, então não devemos ceder à pressão dos colegas e praticar coisas com as quais não concordamos.
O reconhecimento profissional vem através do trabalho bem realizado, da postura e da essência do profissional. Não contaminar nossa essência é o caminho mais curto para o reconhecimento. Portanto não tenham vergonha de serem quem são. A moral e os bons costumes nunca saem de moda e devem sempre ser utilizados, principalmente no ambiente de trabalho, pois é nele que passamos a maior parte de nossas vidas.
Um ultimo comentário: Não tenham medo, ajam de acordo com os princípios que receberam em casa e tudo ficará bem.
Pensem nisto
Silvana Pelosi Silveira
Gestão de Pessoas
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