Quando falamos em crescimento profissional pensamos em sucesso e salário maior, mas o crescimento profissional pode vir também em forma de conhecimento e desenvolvimento das nossas habilidades técnicas.
Nossa jornada profissional costuma ser longa, mas precisamos aprender a encontrar felicidade e alegria no hoje, do contrário nos tornaremos bons profissionais sim, mas perderemos nossa essência.
Na história infantil “A fantástica fábrica de chocolate” o misterioso dono da fábrica esconde um bilhete dourado em cinco barras de chocolate e anuncia que quem encontrar um dos bilhetes ganhará um passeio pela sua fábrica e um suprimento de chocolates para toda a vida. Assim pessoas do mundo inteiro ansiavam encontrar este bilhete dourado, alguns até achavam que toda sua felicidade futura dependia de encontrarem ou não este bilhete. Nesta ansiedade as pessoas começaram a esquecer a simples alegria que uma barra de chocolate costumava proporcionar. A barra de chocolate em si se tornara uma decepção completa se não contivesse o bilhete dourado.
Da mesma forma muitos profissionais estão a espera de seu próprio bilhete dourado. Eles acreditam que neste bilhete possa conter a chave da felicidade que sempre sonharam. Não há nada errado em almejar promoção, aumento de salário, ou reconhecimento profissional, o problema surge quando não reconhecemos a importância das experiências atuais e focamos apenas nos acontecimento futuros. Se gastarmos toda nossa energia esperando pelo futuro perderemos com certeza a beleza e a alegria do aprendizado no presente.
Isso não significa que tenhamos que abandonar nossos objetivos, nunca devemos deixar de nos esforçar para alcançar o que há de melhor em nós, significa apenas que não devemos fechar os olhos para pequenos acontecimentos. Eles são muito importantes e precisamos reconhecê-los, comemorá-los e vibrar com eles, pois são eles que compõem uma vida profissional abundante e bem vivida.
Os maiores e melhores profissionais que conheço não são os que encontraram seu bilhete dourado, mas os que em meio a sua busca de objetivos reconhecem e valorizam o aprendizado de cada dia, são os que fio por fio constroem uma base sólida de conhecimento, experiências e gratidão, e que compartilham suas alegrias e tristezas com os outros.
O crescimento profissional é gradual, e acontece um dia depois do outro, repleto de pequenas experiências, que podem ser significativas ou não, somos nós que determinamos isso.
Pensem nisto
Silvana Pelosi Silveira
Gestão de Pessoas
Nenhum comentário:
Postar um comentário