Cuidado com as palavras

Cuidado com as palavras

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Voce sabe o suficiente







Nos últimos dias algumas pessoas têm me perguntado sobre como lidar com a ansiedade de um novo emprego, depois que voce já passou por toda a maratona de testes, entrevistas e dinâmicas de grupo, e foi o “escolhido” dentre tantos outros, nasce uma dúvida: E agora, será que sou realmente capaz de desenvolver este trabalho?

Respondendo a esta questão simples quero compartilhar algumas experiencias pessoais com voces. Há mais de 30 anos ao pensar no desafio do primeiro emprego sentia-me incapaz e desajeitada. Eu conhecia minha capacidade e minhas limitações, mas sabia o que os outros esperavam de mim, não só no próprio ambiente de trabalho, mas também minha família e meus amigos, eu tinha que ser a melhor.

Nervosa e com muito medo veio-me um sentimento de que não sabia tudo, mas sabia o suficiente para começar.

Nossa jornada profissional nos reserva muitas surpresas no decorrer do caminho, nossa capacidade técnica é acrescentada passo a passo, mesmo quando acabamos de nos formar e pensamos ter tudo muito fresquinho na cabeça, falta-nos a experiência, o que acaba causando ansiedade. Desta forma se pensarmos que o conheciumento teórico aliado a capacidade de resolver uma coisa de cada vez, acrescentará a nossa história competência e segurança com o passar do tempo, teremos sucesso.

Embora nosso conhecimento não possa abranger tudo o que existe, de uma só vez, se nos preprararmos adequadamente, teremos uma habilidade técnica específica, que servirá de estrutura para nossa jornada profissional. Isso é fundamental hoje no mercado de trabalho. Quem é especialista em tudo geralmente não faz nada direito. Precisamos nos tornar realmente especialistas em algo, termos uma habilidade técnica definida e uma noção muito boa de outros aspectos que envolvam nosso trabalho no dia a dia. Aos poucos esta habilidade pode nos levar a desenvolver outras habilidades, desta forma nosso desenvolvimento cresce, proporcionando mais segurança e auto confiança para desenvolver as tarefas.

A autoconfiança é fundamental para que um profissional obtenha sucesso. De acordo com o especialista em desenvolvimento humano, Eduardo Shinyashiki, a falta de autoconfiança atrapalha a carreira de qualquer profissional, pois faz com nque ele deixe de confiar em seus talentos, competencias e capacidades, refletindo automaticamente na sua pró-atividade. Sem autoconfiana o profissional perde a capacidade de ter iniciativa e passa a produzir muito menos.  

Desafios, dificuldades, dúvidas e incertezas fazem parte da vida profissional também e venceremos cada um deles se simplesmente não quisermos realizar tudo ao mesmo tempo. Vencer um desafio de cada vez requer planejamento e preparação, mas é o caminho mais seguro para o sucesso.

Portanto não tema, simplesmente acredite que voce pode não saber tudo, mas sabe o suficiente.

Pense nisto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário